Um ano de Artur

(Viu Um Ano de Sofia?)

 

Quando a médica disse, na sala de ultrassom, é um menino, percebi que eu tinha uma certa preferência por menina. Fiquei surpreso tanto pelo fato de ser um filho homem, quanto por ter havido essa surpresa.

Afinal, ter uma menina era algo que eu conhecia, já tinha dado certo (demais), saberia por onde andar ou, pelo menos, poderia errar menos. Se você tivesse uma filha como a Sofia e tivesse esperando mais um rebento, muito provavelmente iria me entender. É inevitável.

Pairava, inclusive, desde o início da gravidez, uma dúvida: iríamos gostar dele tanto quanto dela? Racionalmente, eu sabia que sim, porque todo mundo aprende que os pais amam aos filhos igualmente – independente de ter mais afinidade com um ou com outro. Emocionalmente, porém, era meio improvável amar mais um, como se meu coração de pai estivesse maciçamente preenchido pela Sofia e viesse alguém dizendo: “Oi, tudo bem? Prazer te conhecer! Agora empurra a Sofia um pouco para o lado, isso, aperta aí um pouco mais, isso, só mais um pouquinho, obrigado”. Podia até ouvir a Sofia gritando “papai, eu estou caindo aqui, não tá vendo?”.

Claro que depois de alguns minutos, eu já estava muito feliz com a ideia e via inúmeras vantagens de ter um moço; não iria querer matar mais filhos dos outros quando namorassem minha filha, não iria ter vontade de me suicidar em mais um casamento, não iria chorar nu em posição fetal no chão frio do banheiro nas noites que elas saíssem para dormir fora etc. Falando sério, é alguém igual a mim, em importantes aspectos, com grandes chances de passar por muita coisa que eu já passei. Sofrer com o que eu sofri, machucar, aprender, ensinar. É como aconselhar e ajudar o filho com mais propriedade, conhecendo mais do assunto. Enfim, ser mais útil.

Há exatamente um ano, quando finalmente chegou o menino, já com o nome de Artur, via a criança mais doce que já conheci. Linda. Aquela dúvida de amar tanto quanto a irmã mais velha, aos poucos, foi se mostrando cada vez mais idiota. Aquele coração, aparentemente preenchido, parece ter se duplicado, dia após dia, ou como se naquele mesmo espaço, Sofia e Artur estivessem se misturando homogeneamente.

Ingênuo de tudo, eu imaginava querer alguém como a Sofia. No entanto, fui percebendo que os dois são extrema e maravilhosamente diferentes. Eles se complementam nos mínimos detalhes. É o sereno com a serelepe. O dependente Artur, a invariavelmente independente Sofia. O preguiçoso, a ansiosa, o passivo, a hiperativa. E mesmo ainda novos, estas diferenças são cada vez mais perceptíveis (ao dar o leite para Sofia, por exemplo, nessa mesma idade, ela tirava a nossa mão para segurar sozinha a mamadeira; o mocinho, assim que encostamos para mudá-la de posição, já solta).

E quando digo que meu filho é doce, não é exagero, tampouco corujismo. Para rir, o Artur basta estar acordado. Claro, vez ou outra, podemos vê-lo chorando, mas provavelmente estará com fome ou então a mãe chegou do trabalho e ainda não o pegou no colo. Não é raro passar um dia sem escutar um choro ou reclamação sua. Até olhando um outro aspecto que preocupa boa parte dos pais, ele se supera, sendo muito dorminhoco desde que nasceu. Mesmo quando acorda, é tranquilo, sem muito estardalhaço. Frequentemente chego ao seu quarto e o encontro no berço, acordado, apenas brincando com alguma coisa ou em pé segurando nas grades, esperando alguém para pegá-lo.

Então, não estou tentando ser engraçado quanto digo que a única coisa que sei fazer direito são filhos. Aliás, sendo mais justo, devo muito da preciosidade dos filhos à sua mãe. Nem digo estas coisas por hoje também ser o Dia Internacional da Mulher, mas porque, como disse no primeiro aniversário da Sofia, Tati já nasceu mãe, já nasceu mulher, madura. Meu trabalho basicamente é não atrapalhar, orar para que se pareçam menos comigo (em qualquer aspecto) e mais com ela. Resumindo: que eu não os estrague.

Isso tudo, por fim, me leva a achar, apenas achar, ter uma leve impressão de que o dia 8 de março é ainda mais importante para mim, hoje.

Por isso, um feliz aniversário, Artur. Daqui a alguns anos, quando ler isso aqui, peço desculpas por ter sido tão imbecil em esperar, mesmo que por pouco tempo, alguém que não fosse exatamente como você é, para ser irmão da Sofia, para ser nosso filho. Você é bem mais do que eu sequer imaginava, seu pentelho fofo sem vergonha.

E – aproveitando – às mulheres, Sofia, Tati e minha mãe (agradeço a Deus todos os dias pela Sofia se parecer em todos os sentidos contigo, mamãe), um feliz Dia Internacional da Mulher.

Anúncios

13 ideias sobre “Um ano de Artur

  1. Gleyson

    Confesso que desta vez passei os olhos no texto a primeira que vi..meio com pressa…no trabalho,mas com o intuito de ler mais tarde..a noite. Enfim…minha cabeça não me ajudou.
    Mas agora lendo e relendo com calma…só reforcei o orgulho que tenho de vc mano.
    Vc é um pai sensacional. Sua família precisa de vc…nos precisamos de vc…e com certeza de muitos outros textos.
    Amo vc mano.

    Resposta
    1. Fagner Franco Autor do post

      ô Totó, fico é feliz pra chuchu de passar por aqui sempre. de verdade.
      e nada, sou pai sensacional não… e, na verdade, eu que preciso demais da minha família. te amo também, bróder!

      Resposta
  2. Marcel

    Com apenas seis dias de atraso, quero dizer algumas coisas:

    1. Você escreve muito bem.
    2. Seus filhos são uns fofos.
    3. Pedir comentário em post é quem pedir pra seguir no Twitter.
    4. Te amo.

    Resposta
  3. Rachel Siqueira

    me senti obrigada a ler o texto, já que vi mais de uma pessoa o elogiando no fb… realmente, muito bonito! você escreve de maneira muito gostosa, sua esposa é uma boneca e seus filhos parecem ser absurdos de especiais, você tá de parabéns! bjm.

    Resposta
    1. Fagner Franco Autor do post

      Mas óia, já é a segunda vez que aparece por aqui, assim eu começo a me empolgar e escrever mais…haha. Valeu a visita e meus filhotes são, sim, absurdos, viu?

      Resposta
  4. Fabi

    Esse meu amigo babão! Um pai incrível para as mais lindas preciosidades que Deus colocou nas nossas vidas!!! Sofia e Artur não podiam ter pai melhor!!! Parabéns pelo escrito lindo, pelos filhos maravilhosos e pela esposa incrível! E obrigada por me deixar fazer parte dessa turma!!!

    Arturo lindo, parabéns pelo seu primeiro aniversário!!!

    Beijinhos pro Osvaldo

    Tia Corujinha Maluca!!!

    Resposta
  5. Chets

    Mesmo não o conhecendo, o autor do texto conseguiu transmitir pra mim o tamanho do amor que ele tem pelo Artur e pela Sofia. Embora crianças com a mesma formação, os mesmos estímulos e tendo exatamente as mesmas referencias o pai enxerga lindamentemente o que cada um tem de melhor, que é a individualidade, a particularidade dos pequenos, e sua relação própria com a vida, por mais infante que seja.
    Parabéns Papai! Que Deus presenteie muito a vida do Artur, da Sofia e dos pais, e que todos juntos cresçam no Senhor.

    Abraços.

    Ellen Chetskarika Azevedo

    Resposta
    1. Fagner Franco Autor do post

      Muito obrigado, Ellen (ou Chets?). Tanto pelas palavras quanto por ter vindo aqui, principalmente. Deus já tem abençoado, viu?! Os pentelhos são maravilhosos.

      Resposta
  6. Samuel

    Tenho a impressão de que mesmo que eu não conhecesse os envolvidos pessoalmente, eu os amaria através de suas palavras…
    Mas não sei…
    Pode ser só impressão…

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s